Trabalhar em casa e a segurança da informação

Com o anúncio de pandemia por covid-19 (coronavirus) efetuado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surgiram campanhas incentivando trabalhar em casa (home office, em inglês). A sua empresa está preparada para a segurança da informação?

A tecnologia já não é mais uma barreira

Possível para certas atividades e viável para os casos dos trabalhadores que se adaptem bem, sem se distraírem com questões do lar, trabalhar em casa, certamente, deveria se tornar cada vez mais uma prática a ser estimulada. Consequentemente, é preciso pensar na segurança da informação.

Já há algum tempo que a tecnologia oferece condições robustas e baratas de acesso remoto seguro aos servidores de uma rede privada. Com poucas e simples configurações é possível acessar e efetuar login remotamente no ambiente da rede privada de uma empresa. Uma vez dentro dessa rede, arquivos e aplicações instaladas localmente se tornam disponíveis como se estivesse trabalhando no escritório.

Nos ambientes que já se encontram nativamente na nuvem o acesso ocorre diretamente, apenas pelo uso das credenciais de acesso, normalmente, usuário e senha. Assim, serviços de aplicações corporativas podem ser acessados de qualquer local com conexão disponível. A caixa postal do email corporativo também pode ser acessada pelo navegador, por meio de um serviço de webmail, ou configurada no aplicativo leitor de email do equipamento utilizado na residência do funcionário. Também pode ser configurada no smartphone e em outros dispositivos móveis de seu uso.

A qualidade e a velocidade das conexões caseiras à internet no Brasil, sejam via rede celular, cabo ou fibra, apesar de ainda não serem as melhores, ao menos já tornam uma conexão remota uma tarefa possível.

Como fica a segurança da informação ao se trabalhar em casa?

O primeiro ponto a ser lembrado é o email. Percebe-se uma maior fragilidade nas conexões às caixas postais, que não deixa de ser uma realidade. Os ataques para se tentar capturar senhas de acesso às contas de email são massivos. Muito provavelmente um equipamento de uso caseiro, como também a rede local de acesso à internet, não possuirão os mesmos níveis de segurança que seriam encontrados em uma rede corporativa bem estruturada.

Nesses casos, por mais que sejam implementadas para diminuir os riscos de ataques, por exemplo, autenticação em dois passos, criptografia e acesso por VPN (Virtual Private Network, ou rede privada virtual, em português), há que se lembrar do principal. O email pode ser utilizado inadvertidamente pelos funcionários como um meio para troca de informações confidenciais.

Sobre mais essa camada de segurança, desde a abertura dos arquivos em rede e a gravação em disco local, fixo ou removível, até o envio por email como anexo, pode-se configurar bloqueios e regras para se inspecionar os anexos de mensagens.

Resumindo, levados em consideração todos os cuidados necessários com a segurança da informação, o ambiente de acesso remoto, trabalhar em casa, não deixaria de ser nada além de uma extensão física do ambiente corporativo.

O controle sobre a outra ponta da informação

Por outro lado, mesmo com todas as medidas de segurança, os serviços de email ainda podem falhar fazendo, por exemplo, com que informações importantes não sejam entregues à tempo, ou que sequer sejam entregues.

Portanto, é preciso lembrar um outro aspecto, pouco levado em consideração. A outra ponta da informação.

Uma informação levada de um modo seguro por email não torna garantido que retorne de mesmo modo. Ou seja, uma informação sigilosa trocada com um fornecedor pode estar exposta à fragilidades, caso esse fornecedor não possua em sua estrutura medidas mínimas de segurança.

A sua empresa ainda utiliza do e-mail para solicitar e receber propostas de orçamentos de fornecedores?

ConstruPlan oferece funcionalidades inovadoras que lhe permitirão evitar as falhas do sistema de email e proporcional maior controle sobre informações sigilosas. Não deixe os fornecedores perfeitos escaparem devido à sistemas de prevenção de spam. Aumente a competitividade dos orçamentos na seleção de fornecedores e nunca mais seja prejudicado pelos sistemas de prevenção de spam ou pela quebra de sigilo sobre as informações de seus orçamentos.  Revolucione o seu método de trabalho e aumente a lucratividade dos seus projetos com a ConstruPlan.

 

 

 

 

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!