Saneamento do cadastro de fornecedores

saneamento cadastro fornecedores

Saneamento do cadastro de fornecedores é um assunto que, a partir do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) instituído desde 2007, tornou-se uma preocupação empresarial.

Programas de Integridade e de Compliance desenvolvidos e implementados pelas empresas, especialmente após a Lei nº 12.846/2013 conhecida como Lei Anticorrupção, também trouxeram o tema em evidência.

Por que sanear o cadastro?

Mas, qual seria a razão pela necessidade de se realizar o saneamento de um cadastro, e mais importante, o cadastro de fornecedores?

Muitos dizem o cadastro estar “sujo”. No entanto, o sentido de sujeira poderia ser associado ao desleixo, o que seria uma condição proposital. O fato de um cadastro de fornecedores estar desorganizado não deve necessariamente recair sobre esse sentido.

A dinâmica do mercado de construção civil é intensa. Tratando-se de empresas de construção, e acima de tudo, os subempreiteiros, muitas nascem e morrem diariamente. Como resultado, praticamente 70% das empresas do setor de construção civil apresentam algum tipo de restrição no número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Ou seja, a exposição ao risco de interagir com uma empresa com restrições se mostra alto.

A razão pela necessidade do saneamento do cadastro de fornecedores está em afastar a possibilidade de interagir com empresas eventualmente inidôneas.

Para resumir, sanear e manter atualizado o cadastro de fornecedores evita sérios problemas e eventuais prejuízos.

A consulta sobre a situação cadastral pelo número do CNPJ efetuada no site da Receita Federal releva, entre outras tantas informações, se o número do CNPJ está:

  • 01 – NULA;
  • 02 – ATIVA;
  • 03 – SUSPENSA;
  • 04 – INAPTA;
  • 08 – BAIXADA.

As razões que levam a inatividade do CNPJ são várias. Atualmente, são 79 motivos de restrição possíveis. O sentido aqui trazido para restrição seria o simplificado, uma vez que somente é de interesse para um cadastro saneado e em operação empresas com situação cadastral ATIVA.

A despreocupação com relação ao cadastro dos fornecedores era uma realidade no passado. O processo de cadastro era aberto, segregado, efetuado em sua maior parte apenas para atender necessidades de contato comercial com as empresas.

Em conclusão, a realidade atual traz à tona sua importância e figura entre as necessidades de realizar um bom gerenciamento dos fornecedores.

ConstruPlan é uma das soluções da ConstruSpace criada dentro do conceito de SRM para tornar a gestão de fornecedores na construção civil mais ágil e eficiente.

Ao realizar uma cotação de preços pela ConstruPlan apenas é possível convidar a apresentarem propostas empresas ATIVAS no cadastro do CNPJ.

Além disso, por meio da pré-qualificação dos fornecedores, é possível ter acesso imediato, para consulta em tela e para download, de uma dezena de documentos obrigatórios e mais onze sugeridos pela ConstruSpace no cadastro dos fornecedores, sendo possível ainda solicitar que os fornecedores venham a atender solicitações específicas de documentos.

Como sanear o cadastro?

Nós podemos auxiliá-lo no processo de saneamento do cadastro de fornecedores da construção civil de sua empresa. Uma vez que esteja registrado na ConstruSpace, envie-nos um email solicitando o nosso suporte para realização do saneamento.

Tão importante quanto sanear o cadastro, é o processo para mantê-lo saneado, o que se torna natural com a utilização da ConstruPlan nas suas operações de cotações de preços.

Marco Antonio Portugal

Marco Antonio Portugal

Civil Engineer | Director | Project Manager | Controller | CIO | Strategic Development | PMO | Compliance

Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!