Conheça o maior aliado do setor da construção civil

Na atualidade, ao entrar num canteiro de obras esperamos um certo cenário específico. É comum ver os tradicionais caminhões a realizar entregas, uma fachada inacabada, e orçamentistas, engenheiros e fornecedores vestidos com um colete refletor, enquanto negociam e analisam a obra.

No entanto, um dos estereótipos mais comuns: um engenheiro civil com um lápis e um bloco de notas na mão, está tornando-se menos comum. O papel, que sempre foi uma ferramenta essencial, tem vindo a desaparecer e a tornar-se cada vez mais raro nos locais de construção.

Mas quais foram os acontecimentos que causaram mudanças tão profundas e repentinas?

A resposta a esta pergunta é muito simples. Tais mudanças só foram possíveis devido às inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos. Um engenheiro nunca mais terá que andar carregado com lápis, papéis, plantas ou desenhos. Poderá simplesmente levar um tablet, smartphone ou computador portátil, e realizar todo o trabalho com apenas essa ferramenta, de forma mais ágil e eficiente.

Anualmente, estima-se que o setor da construção civil movimente cerca de 11 triliões de dólares. Isto significa que é um dos maiores do mundo. Contudo, especialistas afirmam que apesar da introdução de algumas ferramentas tecnológicas, o setor continua a ser um dos menos eficientes. Esta falta de eficiência tem um grande impacto na produtividade e deve-se a um atraso no desenvolvimento tecnológico dedicado.

A McKinsey & Co, uma empresa americana dedicada à consultoria empresarial, comparou índices de produtividade entre várias indústrias distintas e revelou resultados inéditos que demonstram a necessidade de inovação tecnológica dedicada ao setor da construção. “A produtividade no setor de construção aumentou 1% nas últimas duas décadas, o que se traduz num atraso significativo em relação aos outros grandes setores, os quais registraram um crescimento médio de produtividade de 2.8%.”

Mas, como é que o setor está se desenvolvendo?

O crescimento do investimento em desenvolvimento tecnológico atingiu números nunca antes vistos. Sendo as grandes empresas de Silicon Valley os maiores investidores. As principais áreas de investimento destes gigantes foram a inteligência artificial, a análise de dados, armazenamento em nuvem e computação móvel. Estas inovações permitiram impulsionar a eficiência e a produtividade dos trabalhadores, o que consequentemente se traduziu em maiores margens de lucro.

No entanto, antes de aplicar estas novas tecnologias em projetos, também devem ser analisadas as fases que antecedem a construção. A tecnologia referida acima é útil devido à eficiência e produtividade que proporciona durante a construção, contudo, não oferece grandes benefícios na fase de planejamento. Esta fase pode ser considerada a mais importante de um projeto de construção, porque consiste no estabelecimento de custos, prazos e margens de lucro, sendo a avaliação destes três fatores essencial para o sucesso de qualquer projeto.

 

Como é que está a ser revolucionada a fase de planejamento?

É nesta fase que são definidos fornecedores, quantidades de materiais, trabalhadores necessários e estratégia da obra, podendo ser uma fase demorada e pouco eficiente. Isto porque, as ferramentas que auxiliam o processo de planejamento ainda estão muito subdesenvolvidas, o que obriga os profissionais recorrerem a métodos suplementares pouco eficientes.

Plataformas que permitam a construção de redes de profissionais, comunicação, boa visibilidade para fornecedores dentro do mercado e sistemas de gestão de produtividade inovadores, vão destacar-se devido ao grande impacto que vão ter no setor da construção.

Como exemplos de plataformas utilizadas durante o planejamento, temos o LinkedIn e o Facebook, que permitem a criação de redes de profissionais e comunicação entre ambas as partes. Contudo, como não são dedicadas ao setor não apresentam todas as características necessárias, o que significa que o seu uso não terá um grande impacto na produtividade.

Como exemplo de plataforma dedicada, temos a ConstruSpace. Esta plataforma foi criada especificamente para agilizar e tornar mais eficiente o processo de planejamento. Por meio desta plataforma poderá contactar fornecedores, expandir redes profissionais, enviar pedidos de orçamentos, receber as respostas aos orçamentos em tempo real, enviar alertas automáticos, armazenar a documentação em nuvem, entre outras funcionalidades.

Estas funcionalidades vão ter um impacto profundo na produtividade e eficiência de qualquer empresa. A inovação tecnológica realizada pelas empresas dedicadas ao desenvolvimento de software está a revolucionar várias indústrias. No caso do setor da construção, não estão só a revolucionar a tecnologia aplicada no setor, também estão a revolucionar a forma como o setor atua. Sendo assim, é possível concluir que o setor de construção irá sofrer grandes alterações no futuro, as quais vão impulsionar positivamente a eficiência e a produtividade de todos os projetos e equipas, independentemente da fase em que os projetos se encontrem.

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!