O Conceito de Procurement (Aprovisionamento) na Construção Civil

O aprovisionamento ou procurement, em inglês, consiste em adquirir bens ou serviços através de concorrências ou processos competitivos de licitações. O conceito é de grande importância para gestores de projetos e administradores de negócios devido ao grande impacto que acarreta na lucratividade de uma empresa ou projeto.

Uma gestão realizada através desta estratégia permitirá assegurar que uma empresa obtenha os recursos (bens, serviços e trabalhadores) dentro dos melhores preços possíveis, através da comparação de fatores como qualidade, tempo e localização. Normalmente, estas concorrências são extremamente vantajosas, visto que, envolvem uma competição justa e aberta entre os fornecedores enquanto minimizam o risco de fraude e imprevistos.

Na atualidade, existe um grande número de fatores que envolvem as decisões de compra de uma empresa. Como o aprovisionamento envolve tomar decisões de compra em condições de escassez, o processo deve ser muito bem pensado e planejado. Para além dos fatores de compra mais comuns previamente mencionados, os planejadores também devem dar a devida importância a fatores como: o tratamento da mercadoria, a flutuação do preço dos bens e os benefícios marginais.

Todos os profissionais de orçamentação do setor da construção civil estão familiarizados com este conceito. É através do aprovisionamento que conseguem escolher os fornecedores ideais para cada projeto, de forma a garantir os recursos necessários dentro dos prazos estipulados. Uma ótima forma de aumentar as margens de lucro de um projeto de construção é através de um planejamento bem executado.

Uma estratégia de aprovisionamento pode ser separada em seis componentes base, das quais quatro são dedicadas à fase de planejamento. Estas quatro componentes são: o planejamento geral do projeto, o planejamento das solicitações de recursos, as solicitações dos recursos e a escolha das fontes. Resumidamente, as componentes previamente descritas respondem às perguntas “O quê?”, “Quando?” e “Como?”, ou seja, consistem em definir o que vai ser necessário, quando é que vai ser necessário e como é que vai ser obtido.

Apesar da grande importância dos processos de planeamento na atualidade, ainda não foram produzidas plataformas digitais dedicadas. No entanto, a ConstruSpace é pioneira nesta área, com sua plataforma de apoio ao planejamento e gestão de projetos especificamente para o setor da construção civil.

Por vezes, as concorrências podem implicar envios e recebimentos de centenas de emails e seus anexos, negociações longas com fornecedores e grandes quantidades de documentos difíceis de gerir. Estes fatores tornam o processo de orçamentação menos eficiente e mais demorado o que pode levar a constrangimentos durante a realização dos projetos.

Através das funcionalidades inovadoras incorporadas na ConstruPlan (uma das plataformas dentro da ConstruSpace) poderá reduzir substancialmente o tempo dedicado às tarefas relacionadas com a gestão de orçamentos. A nossa plataforma oferece uma grande variedade de vantagens únicas, as quais vão influenciar profundamente os métodos dos orçamentistas.

Envie os seus pedidos a milhares de fornecedores com um clique, receba as respostas em tempo real no site, centralize toda a informação na nossa nuvem para que possa acessar em qualquer lugar, adicione os seus próprios fornecedores, etc. Através da ConstruPlan poderá proteger-se contra imprevistos e dedicar mais tempo às tarefas verdadeiramente importantes.

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!