Inovação tecnológica: O impacto no setor da construção

Tomar decisões em projetos de construção é algo que requer um grande nível de responsabilidade. Caso sejam tomadas decisões pouco acertadas a sobrevivência da empresa pode ser posta em risco. Apesar disso, grande parte das decisões ocorrem com o objetivo de resolver um problema, o que as torna ainda mais arriscadas. Uma ótima forma de diminuir as probabilidades de serem tomadas decisões erradas é adotando uma metodologia mais preventiva com ênfase na antecipação.

No entanto, a aplicação desta metodologia ainda está a dar os primeiros passos, e depende de um fator fundamental: análise da informação. Nos últimos anos, várias empresas têm vindo a adotar novos modelos de negócio baseados na análise da informação. Estes modelos inovadores permitem aumentar a eficiência, a segurança nas decisões e a capacidade de prever.

Sendo assim, é possível afirmar que quanto mais informação estiver disponível nestes processos de análise, mais fiáveis serão os resultados. No setor da construção, existem várias fontes de informação, desde volume, espaço, materiais, logística, clientes, etc. Todas estas informações podem ser introduzidas em softwares de gestão de dados capazes de detectar padrões, de forma a aumentar a capacidade de previsão.

A união entre softwares de gestão e sistemas de inteligência artificial, poderá aumentar ainda mais a fiabilidade das previsões. Contudo, os sistemas de inteligência artificial ainda estão a dar os primeiros passos, o que significa que será necessário que as decisões finais sejam tomadas por humanos. Na atualidade, a inteligência de negócios ainda não pode ser ensinada a uma ferramenta de inteligência artificial, devido à sua complexidade.

Juntar os softwares de gestão com inteligência artificial e inteligência humana será o caminho mais vantajoso para empresas no setor da construção. Ao aliar estes três fatores será possível:

  • Controlar melhor os prazos e o planejamento de certas atividades;
  • Otimizar a produtividade e reduzir desperdícios;
  • Utilizar dados recolhidos de outros orçamentos para ajudar a prever estimativas de investimentos e custos de novos orçamentos;
  • Controlar os riscos através de simulações;
  • Diminuir a probabilidade de falha humana e de acidentes;
  • Melhorar os resultados através do cumprimento das metas com precisão;
  • Otimização de processos de comunicação;
  • Maior facilidade de colaboração;
  • Centralização da informação em nuvens;

A modernização do setor da construção envolve a introdução e a criação de várias ferramentas, as quais vão ganhar cada vez mais importância com o passar dos anos. Eventualmente, os engenheiros nunca mais vão andar pela obra com um lápis na orelha e um bloco de notas. Em vez disso vão utilizar tablets, smartphones ou até computadores portáteis, para realizar as mesmas tarefas de forma otimizada, eficiente e simples. Especialistas preveem um grande foco do setor da construção na análise da informação e nas soluções digitais.

A ConstruSpace é uma plataforma de gestão que permite gerir, introduzir e acessar toda informação que precisar através de qualquer dispositivo com conexão à internet. A melhor forma de descobrir aquilo que a plataforma pode oferecer é através de um registro gratuito que pode ser feito aqui. Com a app ConstruPlan, vai estar sempre um passo à frente da concorrência, enquanto contribui para a modernização do setor!

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!