Gestão do Tempo Construção Civil

A gestão do tempo na construção civil é um dos maiores desafios na atualidade.A gestão do tempo consiste na organização e na implementação de estratégias que preveem quanto tempo será necessário para executar uma certa atividade. No setor da construção civil, o cumprimento das metas temporais pode levar a níveis de lucratividade acima do esperado. No entanto, se um projeto não for corretamente planejado poderá implicar custos e atrasos desnecessários, prejudicando todas as partes envolvidas no negócio.

Um dos fatores que rege os grandes projetos de construção é o risco. Normalmente, são contratados profissionais de orçamentação para criarem programas detalhados que estruturem os projetos de construção de forma a minimizar o fator de risco. Os profissionais de orçamentação devem estimar o tempo necessário para realizar as diversas tarefas e as quantidades de recursos necessários, enquanto tentam reduzir ao máximo as incertezas.

Lidar com tamanha quantidade de fatores é um grande desafio. Durante um projeto de construção há sempre uma pequena probabilidade de ocorrerem acidentes, avarias em máquinas, atrasos de fornecedores, etc. Devido a estes fatores foi criado o conceito de flutuação, que consiste na margem de erro temporal. Ou seja, é o espaço de tempo que um projeto pode atrasar sem afetar a sua duração total.

Depois de avaliados os pontos previamente discutidos, é possível concluir que ser gestor de projetos de construção é uma profissão muito dinâmica com um grau elevado de exigências. Os profissionais devem ser multifacetados e estar sempre orientados para os resultados. Um profissional que cumpra estas qualidades e seja capaz de emitir orçamentos da forma mais precisa possível, irá ser sempre um trunfo para qualquer empresa.

Estudos realizados em 2015 concluíram que apenas cerca de 30% dos projetos de construção são terminados dentro do espaço temporal e orçamento previstos. Estes números demonstram a grande urgência envolvida no desenvolvimento deste setor.

Em conclusão, softwares que apoiem a gestão do tempo e o planejamento de projetos de construção civil têm um grande valor e um grande impacto no setor. A ConstruPlan é a plataforma adequada para otimizar o seu processo de orçamentação. Por meio dela poderá enviar pedidos de orçamentos a dezenas de fornecedores, receber as respostas em tempo real e perceber o interesse dos fornecedores.

A utilização da ConstruPlan é gratuita nas funcionalidades essenciais, o que lhe permite acesso a um sistema moderno e inovador, pioneiro na área. Ao utilizar a ConstruPlan você por exemplo nunca mais terá que lidar com centenas de emails na sua caixa de entrada, e poderá organizar e centralizar toda a informação e documentação na nuvem, de modo totalmente seguro.

Increva-se na nossa Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me ajudarão a aumentar a produtividade da minha empresa."

Inscreveu-se com sucesso em nossa newsletter!